"A pessoa suspeita (...) foi posta em liberdade no final da tarde por ordem do procurador federal. Os resultados do inquérito não permitiram revelar elementos que confirmassem suspeitas concretas" contra o detido, indicou o procurador em comunicado.
"Os peritos e a polícia científica e técnica não conseguiram estabelecer até ao momento a presença do suspeito na cabina do peso-pesado", acrescentou.
A polícia e a procuradoria federal tinham previamente indicado que este requerente de asilo que chegou à Alemanha no final de 2015 não seria provavelmente o autor do ataque e que um "criminoso perigoso" poderá estar em fuga.
O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, telefonou à chanceler Angela Merkel para lhe apresentar condolências e oferecer a ajuda de Washington na sequência do atentado, indicou hoje a Casa Branca.
O Presidente, atualmente de férias no Hawai, sublinhou que "nenhum ataque enfraquecerá a determinação" dos Estados Unidos como da Alemanha em "vencer o terrorismo sob todas as formas", precisou o executivo norte-americano.
Pelo menos 12 pessoas morreram e 48 ficaram feridas quando um camião investiu, na segunda-feira à noite, contra um mercado de Natal no centro de Berlim.
Lusa