Mundo

Posse de Trump descrita como episódio de "The Twilight Zone" em TV escocesa

Um jornal escocês publicou no domingo o seu Guia TV para esta semana, no qual listou a tomada de posse de Donald Trump no dia 20 de janeiro, descrevendo-a como um episódio da clássica série de ficção-científica "The Twilight Zone". O texto utilizado para descrever a cerimónia tornou-se viral na internet.

Posse de Trump descrita como episódio de "The Twilight Zone" em TV escocesa
Evan Vucci

"Depois de uma longa pausa, The Twilight Zone está de volta com uma das produções mais ambiciosa, cara e controversa na história da televisão. Os escritores de ficção científica têm se interessado muitas vezes por versões alternativas da história - entre as mais comuns a 'E se os nazis tivessem ganho a 2.ª Guerra Mundial'. Contudo, este projeto de realidade virtual interativa - desenvolvido na televisão, na imprensa e no Twitter nos próximos quatro anos - propõe construir um presente alternativo.

A história começa com uma versão de pesadelo alternativo, onde grandes setores do eleitorado dos EUA foram enganados para votar em Donald Trump. Parece exagerado, e é, mas à medida que se vai desenrolando, torna-se cada vez mais plausível. A longa-metragem concentra-se na tomada de posse do Presidente Trump e mostra os movimentos de protesto e desespero em torno da cerimónia, enquanto os especialistas especulam por o que está aí a vir. É uma peça defeituosa, mas um vislumbre perturbador dos horrores com que nos poderíamos um dia deparar, se não tivermos cuidado."

O texto satírico suscitou diferentes reações, com críticos a dizer que era uma espécie de notícia falsa e propaganda, e entusiastas a aceitar muito bem o texto.

O cantor Billy Bragg comentou que o texto era uma previsão daquilo que estava para vir. O ator de Star Trek George Takei publicou no Twitter: "A secção de TV do The Sunday Herald ganha hoje". O criador de séries de animação Seth MacFarlane também deixou a sua satisfação no Twitter.

Já o utilizador do Twitter Scott Wryn demonstrou a sua preocupação que Donald Trump possa vir a invadir a Escócia como resposta.

A tomada de posse de Donald Trump acontece esta sexta-feira, dia 20 de janeiro.