Mundo

Condições adversas dificultam operações em hotel italiano atingido por avalancha

Uma avalanche atingiu esta quarta-feira de madrugada um hotel numa estação de esqui na montanha de Gran Sasso, Itália. Durante esta quinta-feira, um helicóptero levou alimentos aos socorristas, que continuam a trabalhar em condições adversas para encontrar os corpos das 30 pessoas, que se acredita estarem mortas.

Segundo os primeiros testemunhos das equipas de socorro, o hotel Rigopiano está completamente soterrado na neve, parcialmente derrubado, sendo visíveis algumas luzes no interior, mas não se ouvem pessoas a pedir ajuda.

A avalanche engoliu o hotel de luxo, depois de uma série de terramotos balançarem a área. De acordo com os media italianos, já foram encontrados três corpos no local.

A equipa de resgate recusou comentar os relatórios, mas disse que ainda não encontraram qualquer sinal de vida debaixo da neve e dos destroços. As autoridades locais acreditam que cerca de 30 pessoas estavam no edifício no momento da avalanche, incluindo duas crianças.

Contudo, mais de 20 horas depois, apenas dois sobreviventes foram encontrados - dois homens que estava no exterior do hotel quando o desastre aconteceu.

A operação de resgate tem sido dificultada pela quantidade de neve que caiu na região de Gran Sasso, nos últimos dias.