Mundo

Juiz da Lava Jato morre em queda de aeronave no Brasil

O juiz do Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil Teori Zavascki, de 68 anos, morreu esta quinta-feira num acidente aéreo em Paraty, no litoral do Rio de Janeiro. O filho do juiz, Francisco Prehn Zavascki, confirmou a morte numa mensagem na rede social Facebook: "Caros amigos, acabamos de receber a confirmação de que o pai faleceu! Muito obrigado a todos pela força!".

Juiz da Lava Jato morre em queda de aeronave no Brasil
O Globo- Marinha Brasil

O juiz era o relator no STF dos processos da operação Lava Jato, uma operação policial que investiga os crimes de corrupção na empresa estatal Petrobras.

O Corpo de bombeiros de Paraty informou que avistou três passageiros mortos, que estariam presos dentro do avião submerso.
Ainda não há identificação das vítimas.

A aeronave, com o prefixo PR-SOM, tinha saído do Campo de Marte, em São Paulo, às 13:01 (15:01 em Lisboa) com destino a Paraty e encontrava-se a dois kms da pista.
Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), a aeronave estava com a documentação em dia.

De acordo com "O Globo" a aeronave pertencia ao empresário da construção civil Carlos Alberto Filgueiras, dono de um hotel em São Paulo e os corpos ainda não foram identificados.

Devido à profundidade do aparelho e à dificuldade na retirada dos corpos, houve necessidade de prestar apoio à equipa de mergulhadores. No local, encontram-se militares da capitania e a polícia militar.

Várias testemunhas relatam que, no momento do acidente, chovia com intensidade.

Após a confirmação da morte do juiz, que exercia o cargo desde 2012 por indicação de Dilma Rousseff, caberá agora ao atual Presidente brasileiro, Michel Temer, decidir quem irá assumir o cargo no Supremo Tribunal Federal.

(Última atualização 20:51)

Com Lusa