Segundo a polícia da capital federal, foram registadas até ao momento 95 detenções durante os vários protestos que estão a marcar o dia da tomada de posse de Trump.
As detenções foram consequência de atos de vandalismo registados à margem de outros protestos pacíficos anti-Trump que estão acontecer em Washington.Nas imagens transmitidas pela estação de televisão CNN, é possível ver um forte dispositivo policial perto da zona onde vai acontecer a parada presidencial, com vários membros da polícia de choque protegidos com capacetes com viseira e escudos.
Cerca de 400 a 500 manifestantes lançaram projéteis contra as forças policiais, que responderam com granadas de gás lacrimogéneo, segundo relatou um jornalista da agência noticiosa francesa AFP. Este foi o segundo momento de violência registado em poucas horas em Washington. Quando já decorria a cerimónia de tomada de posse no Capitólio (sede do Congresso norte-americano), manifestantes vestidos totalmente de preto e envergando bandeiras pretas protestavam contra Donald Trump nas ruas de Washington.
Durante os protestos, os manifestantes partiram montras e destruíram caixotes do lixo.A polícia surgiu no local, munida com bastões e viseiras, para tentar travar os manifestantes.Donald Trump tomou hoje posse como 45.º Presidente dos Estados Unidos, após ter prestado juramento às 12:00 locais (17:00 em Lisboa), sucedendo no cargo a Barack Obama.
Lusa