Orban interpretou a declaração de Trump como "o fim do multilateralismo".
No discurso de posse, na sexta-feira, Donald Trump disse que os EUA "procurarão amizade e boa vontade com as nações do mundo", "na compreensão de que é direito de todas as nações pôr os seus interesses primeiro".
Orban, que tem elogiado Trump, designadamente pela sua posição face à imigração, afirmou hoje que o Ocidente atravessa uma "mudança de caráter" e que a frase de Trump é fundamental para compreender o que se segue.
"Tivemos autorização, se quiserem, da mais alta posição do mundo para nos pormos em primeiro lugar", disse o primeiro-ministro húngaro, numa conferência económica na Hungria.
"Isso é algo muito importante, uma grande liberdade e um grande presente", acrescentou.
Viktor Orban também disse que o conservador francês François Fillon é o seu candidato preferido às presidenciais de 2017 em França e que apoia a sua proposta de uma nova aliança militar na Europa.
PM da Hungria elogia fim do multilateralismo declarado por Trump
O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban, elogiou hoje como declaração chave do discurso de posse do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a de que todos os países têm o direito a pôr os seus interesses primeiro.

Reuters