Odiele nasceu com uma doença chamada Síndrome de Insensibilidade Androgénica, na qual uma mulher nasce com cromossomas XY, normalmente encontrados em homens.
No seu caso, a modelo nasceu com testículos que não se desenvolveram e que ficaram dentro do seu organismo. Quando tinha 10 anos, foi recomendado por médicos aos seus pais a remoção.
"Eu podia ter um cancro e não me desenvolveria como uma menina normal", conta Odiele sobre a importância da cirurgia.
A revelação de Hanne Gaby Odiele foi feita ao programa "USA Today" onde contou que, aos 10 anos, se sujeitou a uma cirurgia para retirar os testículos.
"Eu sabia que após a cirurgia eu não podia ter filhos e não ficaria mestruada. Eu sabia que algo estava errado comigo", disse ela.
Aos 18 anos voltou a submeter-se a cirurgias para reconstruir a sua vagina. Mas os procedimentos causaram-lhe angústia, um dos motivos que a fez tornar este assunto público para, em parte, desencorajar outros pais a submeterm os filhos a cirurgias desnecessárias.
"É muito importante para mim, neste momento da minha vida, quebrar este tabu (sobre ser intersexual)", disse Odiele, que acrescentou: "Neste momento, com a minha idade, é a ocasião certa para falar sobre isto".
Hanne diz que "Não é grande coisa ser intersexual", mas explica que se os seus pais tivessem conversado com ela sobre a sua condição sexual mais cedo, teria sido mais fácil lidar com a situação.
Odiele, natural de Kortrijk, cidade belga, é atualmente casada com o também modelo John Swiatek, que se diz muito orgulhoso pela coragem da mulher em revelar a sua condição ao mundo.
Segundo a Organização das Nações Unidas, apenas 1,7% da população mundial nasce com traços intersexuais.