Mundo

Incidentes nos aeroportos criados pelos manifestantes, escreve Trump no Twitter

Donald Trump continua a defender o decreto anti-imigração e, num comentário publicado hoje no Twitter, garante que a aplicação das novas restrições está a decorrer normalmente. Os incidentes que se têm registado nos aeroportos dos EUA devem-se a problemas informáticos da Delta Airlines e aos manifestantes, afirma o Presidente norte-americano.

Incidentes nos aeroportos criados pelos manifestantes, escreve Trump no Twitter
© Jonathan Ernst / Reuters

"Apenas 109 de 325,000 pessoas foran detidas e levadas para interrogatório. Os grandes problemas nos aeroportos foram causados por uma interrupção informática da Delta...pelos manifestantes e pelas lágrimas do senador [Chuck] Schumer. O secretário de Estado Kelly afirmou que está tudo a correr bem com pequenos incidentes. Make America Safe Again!", escreveu Trump no Twitter.

Numa ordem executiva assinada na sexta-feira, Donald Trump suspendeu a entrada de refugiados nos Estados Unidos por pelo menos 120 dias e impôs um controlo mais severo aos viajantes oriundos do Irão, Iraque, Líbia, Somália, Síria e Iémen durante os próximos três meses.

Nos Estados Unidos, no sábado várias pessoas sofreram já o impacto direto das novas medidas de imigração.

Só em Nova Iorque, mais de uma dezena de pessoas foram retidas no aeroporto internacional JFK, incluindo dois cidadãos iraquianos que tinham obtido vistos especiais para irem para os Estados Unidos.Além da indignação, nas primeiras horas desde a aplicação das medidas da Casa Branca provocaram confusão e caos em cidades e aeroportos de todo o mundo devido à falta de clareza sobre alguns detalhes.