As imagens "tiraram o fôlego" dos astrónomos da agência espacial, devido à grande riqueza de detalhes e proximidade do planeta.
"São as melhores imagens de Saturno que já recolhemos",assumiu Carolyn Porco, líder da equipa de imagens do Instituto de Ciência Espacial do Colorado.
Nas imagens, é possível detetar as estruturas que parecem fendas nos anéis, causadas por uma das 62 luas de Saturno ou os efeitos da gravidade.
Na segunda-feira, a sonda deu o seu nono "mergulho" pelos anéis do planeta gigante. Fotografou de perto os anéis A e B em busca dos traços causados pelos satélites do planeta.
"Estas imagens representam a abertura de uma janela completamente nova sobre os anéis de Saturno e, durante os próximos meses, esperamos receber ainda mais dados à medida que treinamos as câmaras a ver as outras partes dos anéis", explicou Mattew Tiscareno, um dos cientistas da missão da sonda Cassini.
Os cientistas esperam que as fotografias os ajudem a entender como as luas influenciam nos anéis e quão rápidas as luas são destruídas.
A missão Cassini-Huygens, um projecto da NASA, da Agência Espacial Europeia (ESA) e da Agência Espacial Italiana (ASI), foi lançada em Outubro de 1997. A sonda espacial entrou em órbita de Saturno a 1 de Julho de 2004 e, desde então, mostrou pormenores da superfície do planeta, dos seus anéis e das suas luas.