Trump falou da "relação longa e de proximidade entre os Estados Unidos e a Turquia e do seu compromisso partilhado no combate ao terrorismo em todas as suas formas", refere um comunicado da Casa Branca.
"O Presidente Trump reiterou o apoio dos Estados Unidos à Turquia como parceiro estratégico e aliado da NATO, e saudou as contribuições da Turquia no âmbito da campanha contra o Daesh", acrescenta a mesma nota.
Esta foi a primeira vez que os dois líderes falaram desde que Trump assumiu a presidência norte-americana, a 20 de janeiro.
Pouco antes de tomar posse como Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump afirmou, em entrevista ao jornal britânico The Times e ao alemão Bild, que advertiu há muito tempo que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO, na sigla inglesa) tem "problemas", classificou-a de "obsoleta" e realçou que "os países não estão a pagar o que era suposto pagarem".
No seu discurso de tomada de posse, a 20 de janeiro, Donald Trump afirmou que os Estados Unidos "subsidiaram exércitos de outros países", destacando um dos pontos de atrito relacionados com a aliança.
No entanto, tem vindo repetidamente desde então a sublinhar o apoio dos Estados Unidos à NATO em conversas mantidas com líderes europeus, destacando sempre, porém, a importância de todos os aliados partilharem o fardo do gasto em defesa.
Lusa