Mundo

Hillary Clinton reage à demissão de Flynn com lista de empregos em pizzarias

Hillary Clinton reagiu ao pedido de demissão do assessor para a Segurança Nacional dos EUA, Michael Flynn, ao partilhar um tweet irónico de Philippe Reine, um dos seus antigos assistentes.

Hillary Clinton reage à demissão de Flynn com lista de empregos em pizzarias
© Carlos Barria / Reuters

"What goes around COMETS around" (ditado que em português encontra sinónimo em "quem semeia ventos, colhe tempestades"), escreveu Reines no seu Twitter, dirigindo-se a Flynn e ao seu filho, Michael Flynn Jn. Reines trocou "comes" por "comets", numa referência à pizzaria Comet Ping Pong, que esteve no centro de uma das conspirações de pai e filho.

Na mesma publicação, o antigo assessor de Clinton aproveitou ainda para deixar uma lista de empregos para a Pizzaria Domino's, alegando a sua "obsessão por pizza".

Hillary Clinton deve ter gostado tanto da publicação, que partilhou na sua própria página, acrescentando que "Reines tem a sua própria maneira de dizer as coisas, mas tem razão quanto às consequências de inventar notícias falsas".

Durante a campanha eleitoral para as presidenciais nos Estados Unidos da América, os dois Flynn usaram as suas contas nas redes sociais para publicar várias notícias falsas sobre o casal Clinton.

Flyyn Jn. esteve debaixo de fogo ao promover a chamada conspiração PizzaGate, na qual defendia que a Pizzaria Comet Ping Pong - em Washington - era o centro de uma rede de tráfico sexual de menores, que envolvia Hillary e o seu chefe de campanha, John Podesta. O frenesim à volta desta notícia falsa culminou com um homem - enraivecido por aquilo que pensava ser verdade - a abrir fogo no restaurante. O tiroteio não fez feridos.

Jose Luis Magana

A dois de novembro, Flynn partilhou uma história falsa que ligava Clinton a crimes sexuais com menores, dando falsamente a crer que a polícia de Nova Iorque estava perto de acusar a democrata por esses mesmos crimes.

Em dezembro, o atirador - que admitiu estar a investigar por si próprio as denúncias - abriu fogo no restaurante Comet Ping Pong. O homem de 28 anos disse à polícia que viajou de Nova Iorque até Washington para libertar as crianças escravizadas sexualmente, só que estas nunca existiram.

Contudo, este incidente não deteve o Flynn mais novo, que continuou a desafiante em relação à história. "Até #Pizzagate ser provada falsa, vai continuar a ser história", Flynn Jn. partilhou no Twitter.

Eventualmente, a equipa de Donald Trump acabou por se distanciar do filho de Flynn, que era o chefe de equipa do seu pai.

Michael Flynn e o filho (atrás)
Carolyn Kaster

Esta não é a primeira vez que Hillary Clinton usa o Twitter para reagir a um contratempo na administração de Trump. Na semana passada, depois do decreto anti-imigração de Trump ser suspenso por um painel de três juízes, Clinton celebrou com apenas três carateres.