Mundo

Secretários de Estado e do Interior dos EUA vão reunir-se com o Presidente mexicano

Os secretários de Estado e do Interior dos Estados Unidos vão ao México esta semana reunir-se com o Presidente deste país, Enrique Peña Nieto, anunciou esta terça-feira a diplomacia norte-americana.

Secretários de Estado e do Interior dos EUA vão reunir-se com o Presidente mexicano
© Edgard Garrido / Reuters

Rex Tillerson, chefe da diplomacia dos Estados Unidos, e John Kelly, secretário do Interior, visitam o México na quarta e quinta-feira para discutir com Peña Nieto "a segurança na fronteira, a cooperação (policial e judicial) e as trocas comerciais", segundo um comunicado do Departamento de Estado.

Os dois responsáveis da administração de Donald Trump devem também reunir-se com os ministros mexicanos dos Negócios Estrangeiros, Interior, Finanças, Defesa e Marinha.

Estes encontros destinam-se a "construir uma relação respeitosa, próxima e construtiva" entre os dois países vizinhos, segundo um comunicado do governo mexicano, divulgado na semana passada, sobre a visita de Tillerson e Kelly ao país, o qual não precisava ainda a data ou o programa.

A eleição de Donald Trump tem sido marcada por um aumento da tensão com o México, devido nomeadamente à promessa de construir um muro na fronteira entre os dois países e de anular o acordo de comércio livre entre o México, os EUA e o Canadá.

O presidente mexicano chegou a cancelar uma visita à Casa Branca, prevista para 31 de janeiro, ante a insistência de Trump de que serão os mexicanos a pagar o muro.

Numa conversa telefónica mantida a 27 de janeiro, Peña Nieto e Trump concordaram, contudo, em prosseguir o diálogo e organizar a visita ministerial agora anunciada.

Lusa