Mundo

Secretário da Segurança Interna dos EUA desmente Donald Trump

O Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou esta quinta-feira que os esforços do seu Governo para expulsar alguns imigrantes ilegais dos Estados Unidos "são uma operação militar", afirmação contrariada pelo seu secretário da Segurança Nacional no México.

Secretário da Segurança Interna dos EUA desmente Donald Trump
© Kevin Lamarque / Reuters

"Estão a ver o que está a acontecer na fronteira. De repente, pela primeira vez (...) metemos os maus para fora e a um ritmo sem precedentes", disse Donald Trump, num encontro com empresários na Casa Branca.

"E esta é uma operação militar", acrescentou.

Duas horas mais tarde, o secretário de Segurança Interna norte-americano, John Kelly, em visita oficial ao México, afirmou precisamente o oposto.

Os Estados Unidos não vão utilizar as "forças armadas na questão da migração", afirmou John Kelly em conferência de imprensa conjunta com o secretário de Estado, Rex Tillerson, e os seus homólogos mexicanos.

Os funcionários das autoridades de imigração são civis e não soldados.

O Departamento de Segurança Interna autorizou terça-feira os funcionários das autoridades de imigração a interpelarem os imigrantes ilegais, incluindo as crianças em situação irregular que chegaram, denominados como "Dreamers" ("Sonhadores").

Os democratas, na oposição no Congresso, e as associações de defesa dos ilegais denunciaram já a política de "expulsões em grande escala".

Lusa