Mundo

EUA criam unidade policial para combater crime violento

O procurador-geral dos Estados Unidos, Jeff Sessions, anunciou hoje a criação de uma nova unidade policial para combater a criminalidade violenta e inverter uma tendência que, segundo o próprio, está a crescer em todo o país.

"Os crimes violentos estão a aumentar e devemos sempre recordar que os crimes são cometidos contra pessoas reais. A criação deste grupo de trabalho é um passo crucial para enfrentar esta crise de forma vigorosa, eficaz e imediata", disse o procurador-geral dos Estados Unidos, o equivalente a ministro da Justiça, naquele que foi o seu primeiro discurso desde que tomou posse este mês.

A nova unidade integra elementos da polícia federal (FBI) e da agência norte-americana anti-drogas (DEA) e tem como objetivo combater a imigração ilegal, o crime violento, o tráfico de drogas e a violência de gangues, segundo indicou um comunicado do Departamento de Justiça.

Esta nova unidade policial foi criada em resposta à ordem executiva para a redução da criminalidade violenta, que foi assinada no passado dia 09 de fevereiro pelo Presidente norte-americano, Donald Trump.

Nesse decreto presidencial, Trump determinou que, para manter "a ordem" no país, deve existir "um compromisso para aplicar a lei e para desenvolver políticas que abordem de forma abrangente a imigração ilegal, o narcotráfico e crime violento".

Segundo dados do FBI, o crime violento nos Estados Unidos diminuiu significativamente durante os últimos 25 anos.

De 1993 e 2015, a taxa de crimes violentos caiu 50%, no entanto, entre 2014 e 2015, foi registado um aumento de 3% deste tipo de delitos e a taxa de assassínios subiu 10%.

Lusa