Mundo

Líder da Coreia do Norte inspecionou tropas antes de manobras de Seul e Washington

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, inspecionou as suas tropas, instando-as a permanecerem prontas para combate, informam hoje os 'media' oficiais, no dia em que Seul e Washington iniciam as suas manobras anuais conjuntas.

Kim Jong-un realizou uma visita de inspeção ao quartel-general da unidade 966 do Exército, onde foi informado do planeamento das operações de defesa do país e supervisionou as instalações para se inteirar dos "detalhes sobre a manutenção e preparação para o combate" das tropas, detalhou a estatal KCNA.


Segundo a agência oficial norte-coreana, o líder "manifestou a sua esperança e convicção de que todo o pessoal da unidade se manterá totalmente preparado para combater e defender firmemente o país com as armas".


Kim Jong-un deu recomendações, aconselhando um aumento da preparação e capacidade ofensiva numa visita em que, além de passar revista aos soldados, saudou o pessoal de serviço com os quais posou para uma fotografia que faz hoje a capa do Rodong, o diário oficial do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte, sem que se refira quando teve lugar a inspeção.


A promoção da visita às tropas tem lugar no mesmo dia em que Seul e Washington iniciam as suas manobras militares anuais conjuntas, que vão durar até finais de abril.


Os exercícios são frequentemente criticados pelo regime de Pyongyang que as considera um simulacro de invasão da Coreia do Norte.


As manobras deste ano dos dois aliados ocorrem num momento particularmente tenso na península coreana devido ao recente lançamento de um míssil por parte da Coreia do Norte e ao assassínio, na Malásia, de Kim Jong-nam, meio-irmão do líder norte-coreano.

Lusa