Mundo

Daesh responde ao avanço das forças iraquianas em Mossul 

As forças iraquianas enfrentaram durante a noite um ataque do Daesh numa zona de Mossul já conquistada pelas tropas apoiadas pelos EUA. A contraofensiva aconteceu poucas horas depois de as autoridades iraquianas terem anunciado o controlo dos principais edifícios do Governo da província de Mossul, bem como de um museu, no sentido de alcançar o controlo total da cidade.

Daesh responde ao avanço das forças iraquianas em Mossul 
© Goran Tomasevic / Reuters (ARQUIVO)

O museu reconquistado ontem pelas forças iraquianas estava em ruínas, com as salas de exposição totalmente destruídas, indicaram as autoridades iraquianas à Associated Press.

Os avanços de ontem incluíram também a conquista de três bairros E foram anunciados ao terceiro dia de uma ofensiva contra o Daesh, a oeste de Mossul, a maior fortaleza urbana ainda dominada pelos jihadistas.

Os últimos avanços colocaram as forças do governo mais perto da cidade antiga de Mossul, densamente povoada e onde se acredita que estejam centenas de milhares de civis ainda controlados pelo Daesh.

O primeiro-ministro iraquiano Haider al-Abadi vai reunir-se com o Presidente dos Estados Unidos ainda este mês para discutir a ofensiva conjunta em Mossul contra o Daesh.

Atualmente os Estados Unidos têm 5 mil soldados no Iraque que estão a treinar as tropas curdas e iraquianas, que já conseguiram recuperar parte do território conquistados pelo Daesh.