Mundo

Livro de colorir com a imagem de Hitler retirado das lojas

Quando pensamos em comprar livros de colorir para as crianças, pensamos em paisagens bonitas ou animais fofinhos. Não pensamos em Adolf Hitler. Na Holanda, um livro de colorir para crianças com a imagem do ditador nazi foi posto à venda durante um curto período de tempo. Os pais não gostaram tanto da ideia como a pessoa que produziu o livro. Adolf Hitler estava retratado a fazer o cumprimento nazi e a usar uma braçadeira com uma suástica. O livro foi retirado do mercado.

Livro de colorir com a imagem de Hitler retirado das lojas
ALEXANDER SCHIPPERS

De acordo com a BBC, a rede de lojas Kruidvat - onde foram vendidos os livros - disse que estava "profundamente arrependida pelo incidente", retirando imediatamente o produto das prateleiras.

O livro foi feito na Índia e, até ao momento, não se sabe o motivo pelo qual Hitler foi incluído. "Suspeito que a pessoa que criou o livro tinha um outro com pessoas famosas e, a partir daí, escolheu várias personalidades. Infelizmente, incluiu Adolf Hitler. Talvez não o reconheceu", disse um porta-voz da editora Trifora, segundo o jornal britânico.

ALEXANDER SCHIPPERS

A editora explicou que o livro " Kleuren op Code" incluía figuras históricas importantes, como Nelson Mandela, Albert Einstein e Abraham Lincoln. "É um conjunto desagradável de circunstâncias. Conferimos as traduções no livro, mas não chegámos a verificar os desenhos para colorir", disse o porta-voz.

O livro não agradou a muitos pais, que recorreram à internet para expos o seu desagrado perante tal imagem. Uns trataram o assunto com ironia: "Que livros de colorir tão bons". Outros criticaram a cadeia de lojas que os vendeu, na página oficial do Facebook.

ALEXANDER SCHIPPERS

Kruidvat teve o livro à venda durante apenas meio dia, removendo-o imediatamente das prateleiras quando confrontado com o problema.

A empresa adiantou que estava a investigar o motivo pelo qual a imagem chegou ao livro, e ofereceu o dinheiro de volta às pessoas que chegaram a comprar o livro.