É a resposta às mais recentes provocações do regime de Pyongyang, que realizou um teste de um míssil de médio alcance e fez testes com motores de mísseis.
O avanço acontece depois de, esta semana, Donald Trump e o presidente chinês Xi Jiping terem estado reunidos para discutir a relação com a Coreia do Norte.
Fontes do Pentágono confirmaram hoje à CNN que o almirante Harry Harris, chefe do Comando do Pacífico, ordenou a mobilização do porta-aviões da classe Nimitz e de toda a sua frota de ataque para águas próximas da península coreana.
O Carl Vinson, sob controlo da Terceira Frota (Pacífico Oriental), suspendeu uma visita prevista à Austrália e vai voltar a dirigir-se a águas próximas da Coreia do Norte, donde já esteve destacado há cerca de um mês para participar em manobras militares anuais com a Coreia do Sul.
A mudança de rumo do Carl Vinson acontece depois de, esta semana, o Presidente norte-americano, Donald Trump, ter-se reunido com o seu homólogo chinês, Xi Jinping, para discutir a necessidade de evitar novas provocações de Pyongyang, aliado de Pequim.
USS Carl Vinson (CVN-70) é um super-porta-aviões de propulsão nuclear norte-americano da classe Nimitz. O navio da Marinha dos Estados Unidos da América, recebeu o nome do congressista do estado americano da Georgia, Carl Vinson.
Com Lusa