Mundo

Papa abre lavandaria gratuita para os sem-abrigo

O Papa Francisco abriu uma lavandaria gratuita em Roma, a par de uma série de iniciativas destinadas aos pobres que incluem ajuda com a habitação, chuveiros, cortes de cabelo, refeições e cuidados médicos.

Papa abre lavandaria gratuita para os sem-abrigo
ANGELO CARCONI

A "Lavenderia Di Papa Francesco" fornece detergente, ferros e secadores de roupa e pretende "restaurar a dignidade de muitas pessoas que são nossos irmãos e irmãs", anunciou o Vaticano.

As instalações são projetadas para servir "as pessoas mais pobres, particularmente os sem-abrigo, que agora poderão lavar, secar e passar a roupas e cobertores" nas seis máquinas de lavar e secar que foram doadas para serem instaladas no centro da capital italiana.

OFFICE OF PAPAL CHARITIES HANDOUT

A lavandaria, localizada num antigo hospital perto do Vaticano, é gerida pela Comunidade de Sant'Egidio. Chuveiros, um barbeiro e instalações médicas também serão contemplados.

Na Quinta-Feira Santa, esta semana, Francisco lavará os pés dos prisioneiros em Paliano, ao sul de Roma. No ano passado, o Papa lavou os pés de refugiados, incluindo muçulmanos, hindus e coptos ortodoxos homens e mulheres num centro para requerentes de asilo.