Mundo

Cadete detido por "cumplicidade com o terrorismo" em São Petersburgo

Um aluno de um instituto militar russo foi detido e acusado de "cumplicidade com o terrorismo" em São Petersburgo, anunciou esta quinta-feira o tribunal militar da cidade, palco no início de abril de um atentado mortífero no metropolitano."

O ataque causou 15 mortos e quase 70 feridos.
O ataque causou 15 mortos e quase 70 feridos.
© Stringer . / Reuters

"Vadim Ossipov, cadete no Instituto Militar de Engenharia Espacial Mojaiski, foi colocado em detenção até 9 de junho", o tempo da investigação, precisou o serviço de imprensa do tribunal.

O jovem é suspeito de "cumplicidade com o terrorismo", adiantou o tribunal, sem indicar se a detenção está relacionada com o atentado de 3 de abril em São Petersburgo, que causou 14 mortos e dezenas de feridos.

O presumível autor, Akbarjon Djalilov, 22 anos, originário do Quirguistão, foi um dos mortos. Desconhecem-se os seus motivos, mas o comité de inquérito russo disse estar a analisar as suas eventuais ligações ao grupo extremista Daesh, embora este não tenha reivindicado o atentado.

A justiça russa acusou na semana passada oito pessoas de "terrorismo" e "cumplicidade com o terrorismo" neste caso.

As forças da segurança também detiveram nos dias que se seguiram ao atentado em São Petersburgo sete cidadãos de países da Ásia central suspeitos de recrutarem "terroristas".

Lusa