"Visitei 11 assembleias de voto, cada uma tinha em média cinco, seis salas", realçou Duarte Marques em contacto com a agência Lusa, minutos depois de as últimas assembleias de voto do crucial referendo presidencialista na Turquia terem encerrado, pelas 17:00 locais (15:00 em Lisboa) - nas regiões orientais do país as suas portas fecharam uma hora antes.
O parlamentar social-democrata, que fez parte da delegação de observadores do Conselho da Europa, esteve em Istambul e diz ter sido bem recebido, embora alguns cidadãos tenham ficado "desconfiados" com a presença dos observadores.
"Na região de Istambul, onde andei, correu tudo bem", prosseguiu, antes de lamentar o único incidente de registo no referendo, que ocorreu numa assembleia de voto na província de Diyarbakir (sudeste), com um balanço de três mortos e vários feridos, após uma discussão entre membros de uma família.
E concretizou: "Houve uma participação acima das expectativas, acima dos 90%, em alguns locais de voto".
O Conselho da Europa é uma organização que congrega 47 países, incluindo os 28 da União Europeia e, na segunda-feira, dia imediatamente a seguir ao referendo, haverá uma primeira apresentação de conclusões da missão de observação no terreno.
Lusa