Mundo

Daesh mata dez soldados iraquianos em emboscada

Pelo menos dez soldados iraquianos foram esta terça-feira mortos numa emboscada do grupo radical Daesh em Ratba, uma localidade da província ocidental de Al-Anbar, de acordo com fontes oficiais locais.

Este ataque faz subir para, pelo menos, 26 o número de membros das forças de segurança e guardas fronteiriços mortos desde 23 de abril em ataques do Daesh na região.

"Dez soldados foram mortos e seis foram feridos num ataque do Daesh esta manhã cedo", disse à agência France-Presse um oficial das forças armadas iraquianas, utilizando o acrónimo em árabe do grupo radical sunita.

Um oficial da polícia e um responsável local confirmaram, de acordo com a agência, o balanço do ataque, que visou a base da Divisão das forças iraquianas em Saggar, a este de Ratba, a cerca de 400 quilómetros a oeste de Bagdad.

Os elementos do Daesh utilizaram roquetes e morteiros antes de tentarem lançar um assalto contra a base militar. Os combates duraram duas horas, de acordo com as fontes.

O Daesh tomou o controlo em 2014 da quase totalidade da província desértica de Al-Anbar, junto às fronteiras iraquianas com a Síria, Jordânia e Arábia Saudita Entretanto foi expulso das principais localidades, entre as quais, a capital da província, Ramadi, em fevereiro de 2016, e Faluja, em junho. Desde então, os combatentes do Daesh têm mantido os raides contra as forças de segurança no terreno.

Lusa