Mundo

Malaysia Airlines indemniza família de vítimas de avião abatido na Ucrânia

A companhia aérea Malaysia Airlines acordou uma indemnização para um casal australiano que perdeu vários familiares no avião derrubado por um míssil no leste da Ucrânia há três anos.

Malaysia Airlines indemniza família de vítimas de avião abatido na Ucrânia
Thomas Peter

O acordo foi alcançado na sequência de uma ação apresentada contra a companhia aérea por Anthony Maslin e Marite Norris, um casal de Perth que perdeu os três filhos, de 12, 10 e 8 anos, e o pai da mulher que viajava com eles no avião.

A companhia aérea anunciou um "acordo amigável e confidencial" com a família, que culminou na retirada da ação.

A Malaysia Airlines disse que não vai divulgar pormenores do acordo por respeito à privacidade da família, indicou um comunicado citado pelo diário The Star.

O avião do voo MH17 fazia a rota entre Amesterdão e Kuala Lumpur com 298 pessoas a bordo, incluindo 173 holandeses, quando foi derrubado a 17 de julho de 2014.

Uma investigação internacional determinou que o avião foi atingido por um míssil do sistema antiaéreo russo BUK, disparado a partir de um campo do leste da Ucrânia controlado por separatistas pró-russos.

Em 2014, a companhia malaia Malaysia Airlines perdeu dois aviões.

Além do Boeing 777 (voo MH17) abatido a 17 de julho por um míssil na zona de conflito do leste da Ucrânia, onde combatem as forças governamentais e os rebeldes pró-russos, a empresa perdeu também o avião que operava o voo MH370.

O voo MH370 desapareceu a 8 de março, quando fazia a ligação entre Kuala Lumpur e Pequim, com 239 pessoas a bordo.

Uma semana depois do acidente confirmou-se que o último sinal foi recebido sete horas depois da partida, quando o aparelho sobrevoava o oceano Índico.

Lusa