Mundo

Casa Real britânica convoca reunião urgente em Buckingham

Todo o pessoal de serviço da Casa Real britânica foi convocado durante a madrugada para uma reunião de emergência no Palácio de Buckingham. Desconhecem-se por enquanto as motivações desta "reunião pouco habitual". De acordo com o site da BBC, na origem do encontro não estarão problemas de saúde da rainha Isabel II ou do duque de Edimburgo.

Casa Real britânica convoca reunião urgente em Buckingham
Neil Hall/ Reuters

Os secretários da rainha Isabel II adiantaram hoje que Lord Chamberlain, o oficial com o posto mais alto, e ajudante principal da monarca, Christopher Geidt, vão fazer mais tarde uma comunicação conjunta.

Segundo o Daily Mail, a "reunião pouco habitual" - em que vão estar presentes todos os funcionários de todas as residências reais - estão a provocar uma série de rumores no sentido de se "poder" tratar de uma "notícia" relativa à rainha ou ao duque de Edimburgo.

De acordo com a Reuters e a BBC, fontes da família real garantem que “não há motivo para alarme” em relação à saúde da rainha Isabel II, de 91 anos, ou do seu marido, o duque de Edimburgo, que completará em breve 96 anos.

Na reunião vão estar presentes os funcionários do Castelo de Balmoral, na Escócia, do Castelo de Windsor, nos arredores de Londres, e da mansão privada de Sandringham, no condado inglês de Norfolk.

Os encontros com os funcionários são frequentes mas a convocatória, ocorrida durante a madrugada, torna o encontro "pouco habitual". Isabel II, que no passado mês de fevereiro celebrou os 65 anos de reinado, acaba de regressar a Buckingham, a residência oficial na capital do Reino Unido, depois de ter passado a Páscoa em Windsor.

A rainha e o duque de Edimburgo sofreram problemas de saúde no mês de dezembro, na altura do Natal.