Mundo

Desvendado mistério de menina morta em 1876

Durante 145 anos, o corpo de uma criança esteve enterrado no terreno de uma casa em São Francisco, nos EUA. Há um ano, durante umas obras, os donos do terreno descobriram o caixão. As investigações para descobrir a identidade da menina começaram e o mistério foi desvendado.

Desvendado mistério de menina morta em 1876

O caixão foi encontrado por uma família norte-americana enquanto fazia obras em casa.

A família apelidou o cadáver de "Miranda Eve" e contactou a organização não-governamental Garden of Innocence (Jardim da Inocência) - que enterra crianças não identificadas ou abandonadas - que se certificou pela investigação sobre a criança e pelo respetivo funeral.

Após "mais de mil horas de investigação de 34 voluntários a estudar 29.982 registros de enterros, a comparar mapas de 1870 com 2017, a analisar registos de um cemitério que já não existe, a rastrear árvores genealógicas e análises de DNA, descobrimos quem foi Miranda Eve", avançou a organização, citada pela BBC.

"Miranda Eve" chamava-se Edith Howard Cook, nasceu a 28 de novembro de 1873 e morreu a 13 e outubro de 1876 com uma doença crónica de desnutrição.

A rapariga de 3 anos foi enterrada no cemitério Odd Fellows, que já não existe, no distrito de Richmond, em São Francisco, EUA.

Os investigadores avançaram que a menina era loira, estava vestida de branco e decorada com laços.

Uma artista gráfica recriou a imagem da criança, de acordo com informações das autoridades.

A proprietária da casa foi informada pelas autoridades que a responsabilidade do caixão era da própria, dado que o caixão estava enterrado no terreno da casa.

A família realizou um segundo funeral para a menina de três anos, no qual estiveram presentes cerca de 140 pessoas.