A primeira-dama e a filha de Donald Trump apareceram ambas com vestidos pretos de manga comprida e véus, da mesma cor. Os designs da Dolce & Gabanna deram que falar na internet, com as pessoas a questionar o motivo que levou as duas mulheres a optarem por tal vestimenta.
Segundo o USA Today, os vestidos seguiram o código de vestuário estabelecido pelo Vaticano. Numa declaração, o diretor de comunicação da primeira-dama acrescentou que as mulheres que têm uma audiência com o Papa "devem usar mangas compridas, roupa preta formal e um véu a cobrir a cabeça".
É certo que qualquer turista, quando entra na Basílica de São Pedro, é confrontado com um sinal em que são mostradas as roupas que não devem ser usadas, como calções, mini saias e manga à cava. O mesmo aviso aplica-se à Praça de São Pedro, quando assistem à homilia do Papa.
Uma outra questão levantada sobre a indumentária foi o porquê de Melania e Ivanka não usaram lenços de cabeça na recente viagem à Arábia Saudita. Esta escolha fez com que muitas pessoas criticassem a ausência de véu, como respeito para com os líderes do país.
Contudo, o próprio Presidente norte-americano criticou Michelle Obama, no Twitter, em 2015, devido à ausência do lenço.
"Muitas pessoas estão a dizer que é maravilhoso que a Sra. Obama se recusou a usar um lenço na Arábia Saudita, mas eles foram insultados. Temos inimigos suficientes."
Em 2009, na visita do casal Obama ao Vaticano, Michelle usou um vestido preto de mangas compridas, assim como um véu a tapar a cabeça. A mesma escolha que muitos internautas questionaram com as mulheres Trump.