Mundo

Juncker reconhece "muitas divergências" com EUA nas negociações comerciais

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, admitiu esta quinta-feira que há "muitas divergências" entre a União Europeia (UE) e os Estados Unidos no que respeita às relações comerciais, uma questão abordada no encontro com Donald Trump.

Juncker reconhece "muitas divergências" com EUA nas negociações comerciais
POOL New

"Há muitas divergências entre estes dois conjuntos económicos", disse Juncker, acrescentando ter proposto uma reunião em breve entre "delegações da Comissão e da Administração americana" para debater temas como "o comércio internacional"."Insistimos na importância de haver livre concorrência, mas leal", disse o líder do executivo comunitário.

Juncker falava numa conferência de imprensa conjunta com o Presidente francês, Emmanuel Macron, que, por seu lado, almoçou com Trump na embaixada dos EUA, em Bruxelas.

Macron salientou que teve com o seu homólogo norte-americano "uma conversa muito franca e direta", nomeadamente sobre os compromissos na luta conta o terrorismo e a Síria.

"Tive face a mim um interlocutor pragmático", contou aos jornalistas.Com o líder do executivo comunitário, Macron - que salientou ser um europeísta convicto - debateu as alterações climáticas, a crise migratória e a segurança e defesa.

"Fui eleito com um programa europeu", lembrou, acrescentando querer "defender a ideia de uma Europa que protege".

Macron e Trump estão a fazer a primeira deslocação a Bruxelas, onde participam na cimeira da NATO, na qual Portugal está representado pelo primeiro-ministro, António Costa.

Lusa