"Há muitas divergências entre estes dois conjuntos económicos", disse Juncker, acrescentando ter proposto uma reunião em breve entre "delegações da Comissão e da Administração americana" para debater temas como "o comércio internacional"."Insistimos na importância de haver livre concorrência, mas leal", disse o líder do executivo comunitário.
Juncker falava numa conferência de imprensa conjunta com o Presidente francês, Emmanuel Macron, que, por seu lado, almoçou com Trump na embaixada dos EUA, em Bruxelas.
Macron salientou que teve com o seu homólogo norte-americano "uma conversa muito franca e direta", nomeadamente sobre os compromissos na luta conta o terrorismo e a Síria.
"Tive face a mim um interlocutor pragmático", contou aos jornalistas.Com o líder do executivo comunitário, Macron - que salientou ser um europeísta convicto - debateu as alterações climáticas, a crise migratória e a segurança e defesa.
"Fui eleito com um programa europeu", lembrou, acrescentando querer "defender a ideia de uma Europa que protege".
Macron e Trump estão a fazer a primeira deslocação a Bruxelas, onde participam na cimeira da NATO, na qual Portugal está representado pelo primeiro-ministro, António Costa.
Lusa