Mundo

Primeiro-ministro indiano diz que "está pelo acordo de Paris"

A Índia "está pelo acordo de Paris" e vai trabalhar ainda mais nessa matéria, anunciou este sábado, em Paris, o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, no final de uma reunião com o Presidente francês, Emmanuel Macron.

Primeiro-ministro indiano diz que "está pelo acordo de Paris"
EMILIO NARANJO

O Presidente francês, por seu lado, aproveitou para anunciar que irá visitar a Índia "antes do final do ano" para a "primeira cimeira da Aliança Mundial da Energia Solar", uma parceria franco-indiana nesta área que Macron gostaria de ver a expandir-se a "muitos outros países".

A declaração do primeiro-ministro indiano surge depois de o Presidente norte-americano, Donald Trump, ter anunciado, na quinta-feira, a saída dos Estados Unidos do acordo de Paris sobre as alterações climáticas, que justificou com a desvantagem que este representa para os Estados Unidos da América.

Concluído em 12 de dezembro de 2015 na capital francesa, assinado por 195 países e já ratificado por 147, o acordo entrou formalmente em vigor em 04 de novembro de 2016, e visa limitar a subida da temperatura mundial reduzindo as emissões de gases com efeito de estufa.

O acordo histórico teve como arquitetos centrais os Estados Unidos, então sob a presidência de Barack Obama, e a China, e a questão dividiu a recente cimeira do G7 na Sicília, com todos os líderes a reafirmarem o seu compromisso em relação ao acordo, com a exceção de Donald Trump.

Lusa