Mundo

Oposição denuncia abusos das forças policiais contra manifestantes na Venezuela

A coligação de oposição venezuelana Mesa da Unidade Democrática (MUD) denunciou hoje que vários agentes da polícia cometeram abusos contra os manifestantes durante um protesto antigovernamental em Caracas. Nas redes sociais foram divulgados vários videos e fotos onde se comprovam as denúncias, como explica Ademar Donnar, repórter de imagem da TV Venezuela.

Loading...

Nas redes sociais, a MUD responsabilizou agentes da Guarda Nacional Bolivariana (GNB) e da Polícia Nacional Bolivariana de agressões e difundiu vídeos e fotos para provar a denúncia.

O dirigente da oposição Henrique Capriles assegurou que um grupo fardado da GNB usou "armas de fogo" para dispersar os manifestantes em Caracas e acusou outros agentes de terem roubado uma monta em frente à base militar de La Carlota.

Também nas redes sociais circulavam testemunhos de jornalistas e manifestantes que asseguraram ter sido assaltados e agredidos por polícias, sobretudo a este da capital da Venezuela.

Pelo menos 80 pessoas morreram na Venezuela ao longo de 66 dias de protestos patrocinados pela oposição, anunciou hoje o ministro da Comunicação e Informação venezuelano, Ernesto Villegas, que instou as autoridades a castigar os responsáveis.