Em dia de eleições legislativas no Reino Unido, os britânicos reativaram a hashtag #dogsatpollingstations ("cães nas mesas de voto"). Esta é uma tradição que se tem repetido nos últimos escrutínios e que tem levado muitos eleitores a ir votar na companhia dos seus amigos de quatro patas, a registar o momento para depois partilhar no Twitter. Logo às primeiras horas da manhã, as agências de notícias divulgavam imagens dos eleitores a exercerem o direito de voto na companhia dos seus cães.
A Blue Cross, uma associação britânica de defesa dos animais, elaborou mesmo um guia sobre as regras para quem pretende levar os seus animais de estimação a votar.
A pretexto da #dogsatpollingstations, a Blue Cross esclarece que os cães são mesmo permitidos dentro das assembleias de voto, na generalidade dos casos, desde que não perturbem o funcionamento.
O mesmo já não acontece com outros animais. É que o hábito dos britânicos de ir votar com os amigos de quatro patas não se fica pelos cães. Cavalos e póneis são, naturalmente, obrigados a permanecer no exterior.