"Precisamos de um governo que possa agir, que possa negociar a saída do Reino Unido da União Europeia. Com um fraco parceiro de negociação, há o perigo de as negociações terem maus resultados para ambas as partes", afirmou, em entrevista à rádio alemã Deutschlandfunk, numa primeira reação às eleições legislativas britânicas.
"Espero cada vez mais incerteza", acrescentou o comissário europeu da Economia e das Sociedades Digitais.
O Partido Conservador, liderado pela primeira-ministra, Theresa May, perdeu a maioria absoluta nas legislativas antecipadas de quinta-feira no Reino Unido, segundo resultados oficiais, ainda não definitivos, divulgados às primeiras horas de hoje.
Com estes resultados, o Reino Unido tem o que se conhece por "hung parliament", literalmente parlamento suspenso, em que nenhum partido consegue lugares suficientes para formar uma maioria absoluta e não poderá governar sozinho, precisando do apoio de outras formações políticas.
"As próximas horas e dias vão mostrar se a parte [Notes:britânica] vai ser mesmo capaz de iniciar as negociações porque sem governo não há negociações", frisou.
Günther Oettinger salientou ainda que já se perdeu muito tempo, dado que as conversações entre a União Europeia e Londres ainda não foram encetadas volvido um ano do referendo que determinou a saída do Reino Unido da UE (Brexit), realizado em junho de 2016.
As negociações com a União Europeia deviam começar dentro de duas semanas, mas não havendo uma maioria o calendário político britânico pode prolongar-se por várias semanas, o que pode, por seu turno, prejudicar o calendário do Brexit.
Com Lusa