Mundo

Moscovici propõe que um comissário seja presidente do Eurogrupo

O comissário europeu Pierre Moscovici propôs esta quinta-feira em Madrid que o comissário com o pelouro da Economia fique com as funções de presidente do Eurogrupo, sendo ministro das Finanças da Zona Euro.

Moscovici propõe que um comissário seja presidente do Eurogrupo
Michel Euler

Moscovici, atual comissário dos Assuntos Económicos, evitou no entanto propor-se para o cargo, apesar de considerar que teria competência para o ocupar.

"Sou favorável a um ministro das Finanças da zona euro, não um ministro que seja superior ao ministro nacional, mas alguém que possa controlar de forma mais eficaz a zona euro, que tenha ao mesmo tempo a função de presidente do Eurogrupo e de comissário dos Assuntos Económicos e Financeiros", declarou, num almoço com empresários em Madrid.

A presidência do Eurogrupo tem sido até agora exercida por um ministro das Finanças de um dos 19 países da zona euro, num total de 28 da União Europeia.

"Gostava que o meu sucessor fosse o primeiro ministro das Finanças da zona euro", afirmou.

"Não sou candidato a nada", assegurou. "A minha proposta não é uma proposta pessoal, é uma proposta estrutural", acrescentou, explicando que não é por "não estar preparado" para o cargo.

Lusa