A operação da GNR foi realizada no âmbito da missão da Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (Frontex).
Em comunicado, a GNR explica que os migrantes viajavam dissimulados em veículos pesados de passageiros quando foi detetado odor humano na zona de carga dos veículos, o que motivou a fiscalização aos veículos e dos respetivos condutores, tendo possibilitado a identificação dos quatro migrantes irregulares.
"Dois condutores dos veículos, que tentavam passar a fronteira servo-húngara, foram detidos por estarem sinalizados pela INTERPOL, por suspeitas da atividade ilegal de facilitador (indivíduos que se dedicam a transportar ilegalmente, migrantes irregulares pelas fronteiras da União Europeia), estes que já haviam sido identificados por transportarem migrantes irregulares, noutras fronteiras", explica a GNR.
A GNR patrulha a zona de Roszke - Hungria, com o intuito de vigiar a fronteira terrestre e detetar facilitadores, traficantes e migrantes ilegais.
Lusa