Mundo

Primeiro encontro entre Trump e Putin será sexta-feira em Hamburgo

O primeiro encontro entre os Presidentes russo Vladimir Putine e norte-americano Donald Trump terá lugar esta sexta-feira em Hamburgo, cidade alemã que vai acolher a cimeira do G20, entre sexta-feira e sábado.

"Há acordo para o dia sete" de julho, declarou o conselheiro do Kremlin Iuri Ouchakov, citado pelas agências russas, em resposta à questão sobre a data do primeiro encontro dos dois chefes de Estado.

Já na semana passada o conselheiro para a Segurança Nacional da Casa Branca, general H. R. McMaster, tinha mencionado um encontro, sem precisar uma data.

Na altura adiantou, em conferência de imprensa, que o Presidente norte-americano desejava uma relação "mais construtiva" com a Rússia.

No entanto, Trump deixou também aos seus aliados europeus a garantia de que "fará o necessário para confrontar o comportamento desestabilizador de Moscovo".

Ainda assim, McMaster afirmou que a relação com a Rússia "não é diferente" da que o Presidente Trump procura com outros países, já que vai procurar abordar os problemas, mas também "explorar as oportunidades" com Moscovo.