Mundo

Coreia do Norte ameaça afundar todo o território dos Estados Unidos

O regime de Kim Jong-un ameaçou os EUA no Dia Nacional do Exército Naval.

KCNA KCNA

A Coreia do Norte ameaçou hoje "afundar todo o território" dos Estados Unidos, caso a administração de Donald Trump tente invadir o país asiático, no âmbito das tensões permanentes entre as duas partes.

O regime de Kim Jong-un lançou a ameaça através dos meios oficiais, fazendo-a coincidir com o Dia Nacional do Exército Naval e depois de ter avançado, no sábado, com mais um teste de mísseis balísticos de curto alcance.

"As invencíveis forças navais (norte-coreanas) estão unidas na sua determinação de afundar a totalidade dos Estados Unidos, se esse país trouxer nuvens de guerra ou de agressão ao nosso território", segundo um texto publicado no jornal Rodong Sinmun, por ocasião da celebração dos 68 anos do ramo naval do exército.

No diário oficial do Partido dos Trabalhadores também se lê que o país "é agora capaz de apunhalar as costas da Coreia do Sul e dos Estados Unidos com o punhal da destruição quando o desejar", graças à tecnologia de mísseis balísticos lançados a partir de submarinos, testada em abril do ano passado.

O último teste norte-coreano de mísseis aconteceu no sábado, quando Pyongyang lançou três projeteis balísticos de curto alcance no mar do Japão, depois de um mês de silêncio balístico e depois de uma escalada de tensão entre os dois países.

Lusa

  • EUA empenhados em proteger sul-coreanos

    Mundo

    O chefe militar norte-americano no Pacífico reuniu-se este domingo com o ministro da Defesa da Coreia do Sul. Durante o encontro, o responsável norte-americano reconheceu que a situação na península coreana é perigosa por causa do desenvolvimento nuclear e de mísseis de Pyongyang.

  • Coreia do Norte não acredita em "diálogo sensato" com Trump
    2:36

    Mundo

    Donald Trump avisou esta sexta-feira pelo Twitter que os Estados Unidos da América têm tudo a postos para responder a um eventual ato militar da Coreia do Norte. Rússia, China e Alemanha pedem calma e diálogo. Um general norte-coreano garantiu que "não era possível um diálogo sensato com Donald Trump e que só a força absoluta funciona com ele". A relação tensa entre Washington e Pyongyang parece estar a entrar agora num perigoso novo capítulo, como explica a jornalista da SIC, Tânia Mateus.

  • EUA e a Coreia do Norte trocam ameaças
    2:00

    Mundo

    O Presidente dos EUA ameaçou a Coreia do Norte com "fogo e fúria como o mundo nunca viu".Pyongyang diz estar a examinar um plano para atacar a ilha de Guam, um território americano no Oceano Pacífico.

  • 140 mortos e 6.408 casos de Covid-19 em Portugal

    Coronavírus

    O último balanço da DGS refere a existência de 140 mortes e 6.408 infetados com o novo coronavírus em Portugal. Mais 21 óbitos e 446 casos em relação a ontem, o que representa um aumento de 7,5% no número de casos. Arrancou hoje um programa de testes à Covid-19 em todos os lares de idosos do país. A medida do Governo visa evitar novos focos de contágio. Siga aqui ao minuto as últimas informações sobre a pandemia.

    Direto

    SIC Notícias