Mundo

Guterres promete defesa da solução de dois Estados em Israel e Palestina

Mohammed Salem

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, reiterou esta quarta-feira o seu compromisso na defesa de uma solução de dois Estados, antes de concluir a sua primeira visita a Israel e Palestina desde que tomou posse no cargo.

"Creio profundamente que a solução de dois Estados é a única via, o único caminho para um compromisso histórico que pode pôr fim a este conflito e oferecer a todos um futuro melhor", disse António Guterres no discurso que proferiu no Museu do Povo Judeu de Telavive, segundo um comunicado citado pela agência de notícias espanhola Efe.

Na sua intervenção, o diplomata recordou que se assinalam este ano 70 anos desde o acordo da ONU que definiu as bases para a criação do Estado de Israel, com décadas de conflito, nas quais não se conseguiu a paz entre os dois povos "com inegáveis laços históricos e religiosos" com a terra que habitam.

"Ambos têm o direito de viver de maneira independente e como povos livres, como donos do seu próprio futuro", considerou, destacando que é hora de os palestinianos "também conseguirem os seus direitos legítimos e aspirações nacionais, sem outra alternativa" a não ser a negociação entre as partes.

"É igualmente claro que a comunidade internacional não pode simplesmente afastar-se e permitir que a situação se deteriore; temos um papel e uma responsabilidade de apoiar as partes em conflito", disse Guterres.

O antigo primeiro-ministro português chegou na noite de domingo à zona para uma visita de três dias, no âmbito da sua primeira deslocação ao Médio Oriente, durante a qual tinha como objetivo assumido tentar fazer com que israelitas e palestinianos voltem à mesa das negociações.

Lusa

  • "A comunidade internacional não pode virar costas"
    0:28

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas diz que a comunidade internacional tem responsabilidade na resolução do conflito israelo-palestiniano. As declarações de António Guterres foram feitas em Tel Aviv no quarto dia da visita a Israel.

  • Guterres pede levantamento do bloqueio a Gaza

    Mundo

    O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu hoje o levantamento do bloqueio israelita e egípcio à Faixa de Gaza. Este território enfrenta "uma das crises humanitárias mais dramáticas" que Guterres disse já ter visto.

  • O terceiro dia da visita de Guterres a Israel
    2:29

    Mundo

    No terceiro dia da primeira visita de António Guterres a Israel e à Autoridade Nacional Palestiniana, o secretário-geral das Nações Unidas visitou Ramala e quarta-feira vai a Gaza, terminando depois em Tel Aviv o seu contacto com a realidade do Médio Oriente. O correspondente da SIC Henrique Cymerman fez um relato da visita de Guterres.