Mundo

Governo da Guatemala apela à calma após sismo de 8.4 no México seguido de alerta de tsunami

O Governo da Guatemala fez um apelo à calma após um forte sismo, com epicentro no México. Segundo o Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia, o sismo fez-se sentir na Guatemala às 22:49 de quinta-feira (05:49 de hoje em Lisboa). Através do Twitter, o Presidente da Guatemala, Jimmy Morales pediu calma à população.

Loading...

O Serviço Sismológico Nacional do México classificou em 8,4 a magnitude do sismo que se registou hoje no México, com epicentro no estado de Chiapas, sentido violentamente na capital e nos países vizinhos. Com epicentro a 137 quilómetros de Tonalá, o terramoto provocou cortes de energia na Cidade do México, onde soou um alarme sísmico e imediatamente se começaram a ouvir sirenes de ambulâncias.

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico ativou um alerta para o México, Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Honduras e Equador.


O porta-voz da Coordenação Nacional para Redução de Desastres, David de León, indicou que ainda não há registo de vítimas.
Os 'media' locais descrevem quedas de paredes de casas no oeste do país.


O sismo sentiu-se em vários departamentos da Guatemala, segundo relatos de moradores em redes sociais.


Apesar de não terem dados sobre feridos ou mortos, as equipas de resgate deram conta de quedas de tetos no sudoeste do país, na fronteira com o México.

Com Lusa