"É claro que, se algum houver um 'Sim' à independência da Catalunha, iremos respeitar essa decisão, mas a Catalunha não pode tornar-se membro da União Europeia no dia seguinte", disse Juncker durante uma entrevista à cadeia Euronews, em que também respondeu às perguntas de três youtubers europeus.
Sublinhou ainda que a região espanhola da Catalunha deverá seguir, se algum dia a questão se colocar, um processo de adesão da mesma forma que aconteceu com outros países da UE.
"A Comissão Prodi, a Comissão Barroso e a minha sempre dissemos que, sobre esta matéria, iríamos continuar a respeitar as decisões do Tribunal Constitucional espanhol e do Parlamento espanhol", frisou.
Embora destacando o valor das tradições regionais, o presidente do Executivo da UE disse que o seu desejo é que não se tornem elementos de "separação e fragmentação" no velho continente.
Apesar das suas declarações, Juncker salientou que a Comissão tem, como princípio, não participar nos debates internos de um país, mesmo que estes sejam "democráticos, aceitáveis e aceites".
Lusa