Mundo

Londres com nível de alerta mais elevado

O Reino Unido subiu o nível de alerta terrorista para o grau mais elevado. Neste momento o país está no nível denominado de crítico. Isto significa que se acredita que um novo ataque pode ocorrer a qualquer momento e que o governo pode decidir que os militares colaborem nas patrulhas policiais. O ataque no metro de Londres provocou 29 feridos e é o quarto na capital britânica desde que Teresa May assumiu o governo. O ataque já foi reivindicado pelo Daesh.

O nível de alerta foi elevado de "grave" para "crítico", o mais alto numa escala de cinco, o que significa que um atentado "está iminente", anunciou a primeira-ministra britânica, Theresa May, numa declaração ao país transmitida pela televisão.

A chefe do executivo indicou também que serão destacados militares para manter a segurança em alguns pontos da capital britânica.Vinte e nove pessoas ficaram hoje de manhã feridas devido à explosão de um engenho artesanal ocorrida no interior de um comboio do metropolitano de Londres, na estação de Parsons Green, na linha District, num atentado entretanto reivindicado pelos 'jihadistas' do EI, num comunicado divulgado pela Amaq, o seu órgão de propaganda.

O ataque bombista, ocorrido às 08:20 (locais e de Lisboa), hora de ponta, pretendia causar graves danos, disse a primeira-ministra nas primeiras declarações emitidas após o atentado, o quinto perpetrado em seis meses no Reino Unido.