Mundo

República Dominicana estima em 53 milhões de euros prejuízos do furacão Maria

Mais de 8.000 pessoas continuam deslocadas e 17 localidades isoladas na República Dominicana uma semana depois da passagem do furacão Maria, que deixou prejuízos de 3.000 milhões de pesos (53 milhões de euros), segundo o governo.

República Dominicana estima em 53 milhões de euros prejuízos do furacão Maria
Ricardo Rojas

A estimativa foi divulgada hoje pelo ministro das Obras Públicas, Gonzalo Castillo, que assinalou que o país tem registado grandes perdas nos últimos meses, além dos furacões Irma e Maria, que atingiram a República Dominicana com duas semanas de intervalo, teve de enfrentar chuvas fortes em outubro e novembro de 2016 que obrigaram a declarar 15 províncias em estado de emergência.

"Tivemos um ano com situações adversas (...), mas estamos a avançar e a trabalhar em todo o país", afirma Castillo, num comunicado.

Em relação à agricultura, ainda não existe um balanço oficial, mas a Associação Dominicana de Produtores de Banana calcula que as perdas ascendem a cerca de 1.000 milhões de pesos (17,8 milhões de euros).

O furacão Maria causou dois mortos na República Dominicana e, segundo o último relatório do Centro de Operações de Emergência, destruiu 188 habitações e deixou danificadas 861 outras.

Danificadas ficaram ainda 14 pontes e cinco estradas, assim como numerosas condutas de água, pelo que 232.830 utentes ainda não têm água.

Dos 8.020 deslocados, 7.746 estão com familiares ou amigos e 274 em abrigos.

Lusa