Fontes do executivo espanhol adiantaram à agência espanhola, Efe, que Merkel e Rajoy analisaram, ao telefone, a situação que se vive na Catalunha, cujo Governo regional convocou um referendo soberanista, suspenso há várias semanas pelo Tribunal Constitucional.
A chanceler, segundo as mesmas fontes, sublinhou o seu total apoio ao chefe do executivo de Madrid, a quem transmitiu a sua confiança de que prevalecerá a ordem constitucional e o respeito pela legalidade.
Rajoy deveria ter participado esta sexta-feira na cimeira informal de líderes da União Europeia, que se realizou em Talin, capital da Estónia, mas cancelou a sua presença face à sucessão de acontecimentos.
Na cimeira, vários representantes das instituições europeias e líderes de outros países europeus transmitiram o seu apoio ao Governo espanhol na gestão da crise catalã.
Entre eles, o Presidente francês, Emmanuel Macron, que sublinhou que só tem "um interlocutor" em Espanha -- Rajoy -- e disse confiar na sua "determinação" para defender os interesses do país.
Lusa