Mundo

Milhares de independentistas concentrados junto ao Parlamento da Catalunha

Milhares de pessoas concentram-se esta terça-feira à tarde nas imediações do Parlamento da Catalunha, em Barcelona, para apoiar a declaração unilateral de independência, que poderá ser feita nas próximas horas pelo presidente do governo regional, Carles Puigdemont.

Milhares de independentistas concentrados junto ao Parlamento da Catalunha
Susana Vera

Segundo meios de comunicação espanhóis, milhares de pessoas juntaram-se à concentração convocada pelas plataformas pró-independência Assembleia Nacional Catalã (ANC) e Òmniun Cultural para apoiar a declaração unilateral de independência (DUI).

A sessão no parlamento catalão, destinada a analisar os resultados do referendo de 01 de outubro, considerado ilegal pela justiça espanhola, deveria ter começado pelas 18:00 em Espanha (menos uma hora em Lisboa), mas foi adiada por uma hora.

O presidente do Governo catalão, Carles Puigdemont, poderá proclamar a DUI nas próximas horas.Próximo da sede do Tribunal Superior de Justiça da Catalunha, rodeado desde segunda-feira, por ordem judicial, por elementos da Polícia Nacional e dos Mossos d'Esquadra (polícia regional), estão colocados dois ecrãs gigantes instalados por técnicos da ANC, em que todos os olhos estão fixos, enquanto se aguarda o início da reunião parlamentar.

A pouco mais de 500 metros, no Arco do Triunfo, agricultores de diferentes zonas da Catalunha estacionaram "pelo menos 40 tratores" para expressar o seu apoio ao presidente da Generalitat, de quem esperam a declaração de independência.

A Polícia Nacional reforçou a sua presença em pontos estratégicos da Catalunha, como o porto e aeroporto de Barcelona, a estação de Sants e a frontera de La Jonquera (Girona), segundo fontes policiais citadas pela agência espanhola, Efe.

Lusa