"Desta vez não é preocupante mas vamos aproveitar para nos treinarmos", explicou Detlef Koschny, co-diretor do programa Near-Earth Objects da Agência Espacial Europeia (ESA) à France Press. "Assim, no dia em que aparecer um objeto realmente perigoso, já teremos repetido [o exercício] várias vezes".
O asteroide 2012 TC4, que mede entre 15 a 30 metros, deverá passar na quinta-feira entre a Terra e a Lua. "É um pequeno objeto, do tamanho de uma casa", disse Detlef Koschny.
Vai passar a menos de 44 mil quilómetros do nosso planeta mas não há "qualquer perigo, nem para os satélites", reafirmou o astrónomo Michael Kelley do departamento de Estudo dos Planetas da NASA.
"Na verdade, não há nada de muito diferente na passagem deste asteroide. Isto acontece com com muita frequência", reconhece o astrónomo. "O que o torna especial é que vamos utilizar este objeto para um exercício de defesa planetária.
O exercício é coordenado pela Universidade de Maryland, nos EUA, com a participação da NASA, da ESA e de diversos observatórios pelo mundo, que vão apontar os seus telescópios ao asteroide à medida que se aproximar pouco a pouco da Terra.