Mundo

Italiano condenado por infetar 32 mulheres e um bebé com VIH

Um italiano foi condenado a 24 anos de prisão por ter infetado intencionalmente 32 mulheres e um bebé com o vírus VIH.

Italiano condenado por infetar 32 mulheres e um bebé com VIH
Rupak De Chowdhuri

Valentino Talluto, também conhecido por "Hearty Style", diz que conheceu 53 mulheres através da internet e que teve relações sexuais com as mesmas sem qualquer tipo de proteção e sem revelar que era portador do vírus.

O italiano foi detido em novembro de 2015 e esta sexta-feira foi condenado a 24 anos de prisão, apesar de a Procuradoria da capital italiana ter pedido prisão perpétua.

Valentino Talluto confessou que quando as mulheres lhe pediam para ter relações com proteção, o italiano alegava alergias e garantia ter feito análises que indicavam que estava tudo bem.

Das 53 mulheres que o italiano conheceu na internet, 32 mulheres ficaram afetadas, bem como três maridos e ainda um bebé.

O bebé infetado nasceu com encefalopatia - uma inflamação no cérebro - devido ao vírus que a mãe contraiu durante a gravidez.

A parceira mais nova do italiano tinha 14 anos e a mais velha 40, sendo que muitas eram estudantes.

Algumas mulheres aperceberam-se da presença do vírus, através de análises de rotina, mas outras só descobriram quando Valentino Talluto foi detido e agora, condenado.

"Talluto nunca colaborou, fez declarações falsas, negou toda a responsabilidade (...). As suas ações tinham como único objetivo matar", defendeu a Procuradoria da capital italiana, citada pela BBC.

A defesa do italiano acabou por alegar que os atos foram "imprudentes, mas sem intenção".

Talluto foi considerado culpado por ter causado "danos físicos graves e incuráveis" e condenado a 24 anos de prisão.