Quanto a Sayfullo Saipov, detido instantes depois do ataque, já foi formalmente acusado da morte de 8 pessoas e de ter dado apoio material ao Daesh.
A acusação revela que Saipov admitiu ter-se inspirado em vídeos do auto-proclamado Estado Islâmico. O suspeito disse também que escolheu o dia de Hallowen por saber que estariam mais pessoas na rua. O alegado terrorista terá ainda revelado que a intenção era continuar a atropelar mais pessoas na Ponte de Brooklin.
As autoridades norte-americanas tinham interrogado este homem há dois anos por fortes suspeitas de ligações a terroristas islâmicos.
No Twitter, Donald Trump pede que Saipov seja condenado à pena de morte. Na mesma mensagem, o Presidente dos Estados Unidos escreveu ainda que o terrorista de Nova Iorque estava feliz quando pediu para pendurar a bandeira do Daesh no quarto do hospital.
Apesar de o estado de Nova Iorque não contemplar a pena de morte no sistema penal, Saipov pode receber uma condenação à morte num julgamento federal para terrorismo.