Mundo

Trump e Putin juntos na cimeira Ásia-Pacifico mas sem encontro formal

Carlos Barria

Os Presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin, não vão ter nenhum encontro formal em Danang, no Vietname, onde os dois chegaram hoje para participarem no Fórum de Cooperação Económica da Ásia-Pacífico (APEC), informaram fontes oficiais.

"Não há nenhum encontro formal nem nada programado (...) devido a conflitos de agenda pelas duas partes"", disse a assessora de imprensa da Casa Branca, Sarah Sanders, minutos depois de aterrar no Danang, cidade costeira no centro do Vietname.

Sanders acrescentou que os dois presidentes vão estar no mesmo local durante o fórum da APEC, considerando "possível e provável" um encontro "informal mas em termos de uma reunião formal e programada não há nada no calendário e não antecipamos que vá haver uma", concluiu a porta-voz.

O assessor de assuntos internacionais do presidente russo, Yuri Ushakov, disse ontem que a reunião formal em Danang ia acontecer, enquanto o secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, indicou que seriam mantidos contactos sobre um possível encontro que abordasse as situações na Síria e na Ucrânia.

Lusa