O rosto da boneca foi criado a partir de Ibtihaj Muhammad, que disse à BBC que era "um sonho de criança tornado realidade".
A Mattel, fabricante da Barbie, tem vindo a ser criticada por criar bonecas demasiado magras e por as sexualizar. Agora, a marca planeia lançar em 2018 uma série de novas figuras baseadas em "mulheres inspiradoras".
Segundo o jornal inglês, a Barbie com o véu islâmico foi lançada num evento que premeia as mulheres do ano pela revista norte-americana Glamour.
"Quando penso sobre o meu percurso, sendo uma mulher islâmica envolvida na esgrima, houve sempre alguém que fez-me sentir que não pertencia ali", confessou a atleta olímpica, citada pela BBC. "Para todas aquelas pessoas que não acreditaram em mim, esta Barbie é para vocês."
Em criança, Ibtihaj Muhammad costumava fazer pequenos véus islâmicos para colocar nas suas bonecas, de modo a que parecessem mais consigo e as suas irmãs.
Esta Barbie foi criada à sua medida e para além das roupas do dia a dia, a boneca terá ainda uma vestimenta de esgrima.
A atleta confessou ao jornal inglês que esperava que esta Barbie pudesse inspirar as meninas "a abraçar aquilo que as torne únicas".