Mundo

Mais de 60 mortos em ataques aéreos num mercado no norte da Síria

Pelo menos 61 pessoas, na sua maioria civis, morreram em de ataques aéreos a um mercado numa localidade controlada por rebeldes no norte da Síria, de acordo com os últimos dados divulgados hoje pelo Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Mais de 60 mortos em ataques aéreos num mercado no norte da Síria
Thiqa News Agency / AP

"Um número de feridos morreu, elevando o número de mortos para 61, incluindo cinco crianças e três policiais", indicou a organização não-governamental depois de um balanço anterior que dava conta de 53 mortos.

A ONG não conseguiu confirmar se os ataques foram realizados por aviões do regime do Presidente da Síria, Bashar al-Assad, ou pelo seu aliado russo em Atareb.

Atareb, que fica no oeste da província de Alepo, na Síria, é controlada por diferentes fações rebeldes e foi atacada por três vezes na segunda-feira.

A Rússia, aliada de Damasco, anunciou em finais de julho a conclusão de uma trégua com grupos rebeldes "moderados" para a instauração de quatro "zonas de distensão" no território, nas quais é observado em princípio um cessar-fogo.

Uma dessas regiões inclui a província de Idleb e parte das províncias vizinhas de Hama (centro), Alepo (norte) e Lattaquia (oeste).

A guerra na Síria já fez mais de 330 mil mortos e obrigou milhões de pessoas a refugiarem-se para escapar de um país em colapso.

Lusa