Última atualização às 15:09
"A NYPD (polícia de Nova Iorque) está a responder a relatos de uma explosão de origem desconhecida" na estação de Port Authority, perto de Times Square, em Manhattan, lê-se numa mensagem publicada na rede Twitter, cerca das 7:45 em Nova Iorque (12:45 em Lisboa).
Segundo a mesma fonte, as linhas A, C e E foram evacuadas. De acordo com o New York Post, o suspeito foi detido depois de ter acionado um explosivo no interior de um túnel.
A identidade do suspeito ainda não foi divulgada.
A circulação entre as 42.ª rua e a 8.ª avenida foi encerrada, em plena hora de ponta.
Para o local foram destacados bombeiros e elementos da polícia e da brigada anti-explosivos. O incidente causou atrasos nas linhas de metropolitano na mesma zona.
Há também testemunhos, não confirmados, que dão conta de outras explosões em estações de metro nas proximidades.
O incidente mobilizou os meios de comunicação social para o local, como mostram imagens publicadas no Twitter pouco depois da explosão.
No início de novembro, Nova Iorque foi palco de um ataque com registo de mortes, o primeiro deste o atentado contra o World Trade Center a 11 de setembro de 2001.
Sayfullo Saipov, de 29 anos, natural do Uzebequistão a residir nos EUA desde 2010, alugou uma carrinha e matou oito pessoas em Manhattan. As autoridades avançaram que o suspeito tinha ligações ao Daesh.