Mundo

Oriol Junqueras, "um candidato que não pôde defender as suas ideias"

Oriol Junqueras, "um candidato que não pôde defender as suas ideias"

No último dia da campanha eleitoral, os partidários da Esquerda Republicana da Catalunha deslocaram-se esta terça-feira a Madrid para visitar o líder do partido. Oriol Junqueras, que era o número dois do Governo deposto, está detido pelo papel que alegadamente desempenhou na crise independentista catalã.

Numa entrevista por escrito na cadeia, o líder da Esquerda Republicana diz no entanto que só está preso por não se ter escondido - o que foi considerado uma crítica clara a Carles Puigdemont, por ter fugido para Bruxelas para escapar à prisão.

As sondagens dizem que Junqueras pode sair vencedor nas eleições de quinta-feira, embora esteja detido e não tenha podido participar na campanha eleitoral.

  • O grupo que defende a junção entre Portugal e Espanha
    1:43

    Mundo

    A três dias das eleições na Catalunha, encontrámos um grupo que defende uma solução política diferente: a junção entre Portugal e Espanha. A Plataforma Federação Ibérica diz-se oriunda da sociedade civil, sem filiação política, e junta portugueses e espanhóis.

  • Sondagens apontam para vitória da candidata do Cidadãos na Catalunha
    1:51

    Mundo

    A três dias das eleições na Catalunha, todos os partidos sabem que ser o mais votado não significa ter condições para governar. Pela primeira vez, os partidos independentistas arriscam somar menos de metade dos lugares no Parlamento. As sondagens dão vitória a Inês Arrimadas, a candidata do Cidadãos. Os jornalistas dizem que esta é a campanha mais estranha desde 1977, na transição para a democracia.

  • "O lado independentista e o PP de Rajoy vão ter de tirar lições disto"
    3:35

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou esta segunda-feira, no habitual espaço de comentário no Jornal da Noite, as eleições na Catalunha. O comentador da SIC acredita num "recorde de afluência às urnas", onde a "maioria silenciosa se vai manifestar". Sousa Tavares disse ainda que a maior dificuldade será formar Governo, "com tantos partidos e tão fragmentados".

  • O Super Bock Super Rock também se canta em português
    2:38